O dia-a-dia da Terceirização Financeira

O que ninguém te conta sobre o dia-a-dia da Terceirização Financeira

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.

E como já dissemos nos posts anteriores, ela permite a correta administração dos recursos financeiros, viabilizando o fortalecimento da organização empresária e consequentemente proporcionando o seu crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.

Isso sem falar que a gestão financeira eficiente possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros.

Mas será que qualquer pessoa pode fazer isso ou é necessário contratar uma empresa especializada?

É sim possível que qualquer pessoa com certo esforço e organização consiga realizar a gestão financeira de sua empresa, mas para isso ela terá que conhecimento específico e até mesmo investir em ferramentas que lhe permitam gerir com eficiência o negócio.

Ao gerir um negócio o primeiro passo é elaborar um PLANEJAMENTO. Nesse planejamento o gestor deve definir os planos e metas da empresa. Sem esquecer de definir as estratégias a serem adotadas para o alcance das metas, bem como o que será usado para acompanhar os resultados das ações tomadas.

Lado a lado com o planejamento é necessário definir um orçamento de modo a ajustar os recursos que serão alocadas para o alcance do que foi planejado.

Com um planejamento e um orçamento bem-feitos, o gestor tem um controle mais eficiente das finanças do negócio, evitando a escassez de recursos financeiros ou os gastos desnecessários com despesas que não são prioritárias.

Agregado a essas duas ações é importante que o gestor saiba utilizar as ferramentas financeiras para acompanharo desenvolvimento da empresa. O gestor deve sempre lembrar que uma boa gestão está vinculada ao uso de ferramentas financeiras, ao controle do orçamento e à implementação de um bom planejamento estratégico.

Para que a gestão financeira seja desenvolvida de forma completa é imprtante que o gestor esteja sempre realizando a administração do negócio através do desenvolvimento de algumas ações importantes, como:

– um controle eficiente do fluxo de caixa da empresa;
– a gestão ativa e enérgica dos pagamentos e cobranças;
– o acompanhamento e gestão constantes do capital de giro;
– o controle da emissão e organização das notas fiscais;
– a apuração periódica dos resultados;
– o controle de estoques;
– o controle periódico dos resultados.

Como você pode ver, a gestão financeira é um processo complexo que conta com inúmeras frentes e medidas que devem ser combinadas e aplicadas de acordo com as necessidades de cada empresa.

Desta forma, por mais que seja possível realizar a gestão financeira da empresa pelo próprio empresário/empreendedor, esta demanda gera muito trabalho e empenho. O que nem sempre é viável e possível.

E aí, você acha que consegue realizar de forma correta a gestão financeira da sua empresa?

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